terça-feira, 3 de agosto de 2010

Reinauguração da pista via light

Acaba de ser reformada a primeira street skate park pública do Rio de Janeiro, levantada em 1999 com um grande evento, o Iguaçu Skateboard Amador realizado pela ABASE, agora nessa próxima terça-feira acontece sua grande reinauguração, que terá a presença de skatistas profissionais e uma grande festa. 



Algumas alterações foram feitas na pista, como o piso de granilite, modificação na funbox, no corrimão, e o espaço lateral da calçada. A reforma foi feita para ajeitar imperfeições e atualizar com o estilo de skate atual.

Para quem não conhece, na Av. via Light, próximo ao Shoping de Nova Iguaçu.

Confiram um pouco da história da Via Light skate park com o skatista local e presidente da Federação de skate do Rio de Janeiro, André Viana.

Histórico da Via Light - Por: André Viana

No inicio, logo após a inauguração, a pista da Via Light era freqüentada por skatistas de todo estado do Rio de Janeiro. Podemos citar a presença na época de grandes nomes do skate fluminense que vinham treinar por aqui: Julio Feio, Felipe Vilhena, Bruno Passos, Vitor Sagaz, Allan Mesquita e até o embaixador mundial do skate brasileiro Bob Burnquist passou por aqui em meados de 2004, para uma visita histórica e uma coletiva com a imprensa na época em que ele carregou a tocha olímpica nas ruas do Rio de Janeiro.

Na região esta pista foi um importante centro de treinamento que revelou diferentes talentos e recebeu diferentes competições. Entre as competições vale à pena destacar o primeiro campeonato exclusivamente feminino do Brasil realizado em 2001, o Desafio Iguaçuano de Skate em 2002 e a etapa baixada do Circuito estadual Rio Skate Amador de 2003.







A pista foi projetada em 1998 pelo skatista e professor de Educação Física André Viana, 35 anos, que atualmente ocupa o cargo de presidente da Federação Estadual de Skate do Rio de Janeiro (FASERJ) e que desenvolve um projeto chamado Curso de Skate que funciona em parceria com as melhores escolas particulares da cidade e dentro do programa segundo tempo em Nova Iguaçu com núcleos em escolas do município e um núcleo avançado na Praça do Skate. Segundo ele, as reformas atualizam o projeto aos tempos atuais e com o novo piso a pista vai durar pelo menos mais 10 anos sem outra reforma, que também declarou, “Pensamos em desenvolver junto ao poder público municipal em parceria com a iniciativa privada algumas políticas públicas de skate para os jovens integradas a um Plano Municipal de Skate que contemple todas as pistas de skate da cidade e que também possa atender a demanda dos novos praticantes no interior do município”, afirmou Viana.








Os skatistas de Nova Iguaçu comemoram a reforma da pista da Via Light e agradecem a decisão da prefeita Sheila Gama em investir e apoiar a modalidade. A nova pista está listada entre as melhores do estado. A obra é resultado de parceria da prefeitura com a Engenharia Rossi que adotou o Parque II, que fica entre as ruas Dom Walmor e a Avenida Roberto Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário